➔ Como Plantar Tomate Em Vaso
Uma das principais plantas que vem em nossa mente quando pensamos em começar uma horta em casa é o tomate.
Esse desejo tem sido mais frequente mediante os preços absurdos do fruto, e também plantar tomate será sempre uma ótima ideia, sobretudo em se tratado de saúde.
Há uma enorme variedade de tomates, em que alguns podem facilmente passar de dois metros de altura, porém, no geral a planta alcança até um metro ou um metro e meio.
Contudo, os tomates que compramos nas feiras, em mercados ou supermercados têm uma grande quantidade de agrotóxicos; nesse sentindo, o cultivo pessoal e principalmente de maneira orgânica, sem uso de fertilizantes e repelentes químicos, irá contribuir tanto no bolso quanto a saúde de sua família.
Esse desejo tem sido mais frequente mediante os preços absurdos do fruto, e também plantar tomate será sempre uma ótima ideia, sobretudo em se tratado de saúde.
Há uma enorme variedade de tomates, em que alguns podem facilmente passar de dois metros de altura, porém, no geral a planta alcança até um metro ou um metro e meio.
Contudo, os tomates que compramos nas feiras, em mercados ou supermercados têm uma grande quantidade de agrotóxicos; nesse sentindo, o cultivo pessoal e principalmente de maneira orgânica, sem uso de fertilizantes e repelentes químicos, irá contribuir tanto no bolso quanto a saúde de sua família.
Este post é uma sugestão de conteúdo da nossa página no Instagram: @hortaorganicabr, com mais de 80 mil seguidores neste dia da postagem, no qual, a pessoa queria um conteúdo explicativo de como cultivar tomate em vaso.
Por meio das minhas experiências que já tive no cultivo de tomates, tanto boas ou ruins, escrevo este artigo com os detalhes para que você comece já a plantar e colher tomates em sua casa.
Os Tipos De Tomates Para Plantar
Antes mesmo de pensar como irá preparar o vaso ou um canteiro, é preciso primeiramente escolher qual tipo de tomate você deseja plantar, qual a melhor espécie irá se adaptar o clima, qual o espaço disponível.
São os mais diversos tipos de espécies de tomates, sejam as maiores, outras que demoram a crescer e maturar etc.
Umas das espécies mais comuns de cultivo é o tomate coração de boi, bem grande é dispõem de bastante “carne” muito usado em saladas, fatiado em rodelas nos lanches, para fazer molhos, etc.
Caso deseja plantar esse tipo de tomate, terá que ter um vaso não tão pequeno, mais uma coisa, o tempo para a colheita dele é entre 60 a 90 dias após o plantio.
Outro bastante cultivado é o tomate redondo, é um bem arredondado com um pequeno caule e folhas mais espetadinhas.
Com um tamanho um pouquinho mais reduzido do que o tomate coração de boi, mas muito suculento e saboroso. Estima que estará hábito a colheita entre 70 a 80 dias após o plantio.
Indico também o tomate chucha, tipo aquele que são mais compridos e alongados.
Este fruto é um pouco menos carnudo, sem quase suco e acidez. Mais uma característica é que produz poucas sementes, assim ele é ótimo para ser utilizado em molhos! Estará pronto para colheita em aproximadamente 75 dias.
É por último, aquele que é o xodó entre as espécies: o tomate-cereja, ou também é conhecido pelo nome de tomate-uva.
Este que é bem menor das espécies já citadas haja vista é uma miniatura de tomate. Entretanto, nossa o sabor dele é muito grande!
É o que tem menos acidez e por sua aparência, é muito usado em saladas e aperitivos.
O tomate-cereja terá os primeiros frutos entre 65 e 70 dias depois do plantio, não necessita de vãos muito grandes e nem de tanto espaço quanto as demais espécies.
Vale aqui ressaltar que nenhuma das espécies necessita de um vaso exageradamente grande, porém é muito importante que abrigue com facilidade as raízes do tomateiro, assim, terá que ser relativamente largo e fundo.
Citei apenas as quatro espécies mais cultivadas em casa, porém você fique a vontade para fazer a sua escolha, desde que pense bem em tudo antes de plantar para que tenha um excelente resultado.
Com a sua escolha feita, vamos juntos descobrir a maneira correta de cultivar tomates.
Como Semear Tomates
Sem dúvida que a maneira mais prática e fácil de plantar tomates é pelas sementes. Facilmente encontrada em todos os supermercados, na seção de hortifrúti.
Ou faça o seguinte, você pode produz as próprias sementes por meio do tomate disponível na geladeira.
Muito simples basta corta um tomate ao meio e separar algumas sementinhas. Não é necessário secar elas no sol, coloque na terra e cobra com um pouquinho terra peneirada para facilitar a brotação.
Nesse sistema a germinação ocorrerá até mais rápido do que as sementes compradas.
ATENÇÃO!!! Se você for plantar em vaso, o mesmo deverá ter 30 ou 40 cm de profundidade é o adequado para ter uma boa produção.
Qual A Melhor Época Para Plantar Tomate
Uma informação bastante relevante é que o solo não pode estar frio, porque assim o tomate dificilmente irá crescer (isto é também válido para outras culturas como, por exemplo, o pepino).
Assim, as melhores estações do ano são a primavera e o verão para o plantio.
Contudo, caso você more numa região onde o outono e o inverno não são muito diferentes do resto do ano, pode cultivar sem nenhum receio.
Caso tenha adquirido as sementes é só você olhar no verso do envelope, geralmente contém um mapa com as regiões do Brasil dividas por cores e meses, é bem prático de seguir.
Para a produção de várias mudas, faça a escolha de uma sementeira ou copinho plástico (é muito importante que se faça alguns furos para escoamento do excesso de água).
Faça o preenchimento do recipiente com terra de boa qualidade. É como é uma terra de qualidade?
Neste caso, uma terra vegetal, areia (ou vermiculita), húmus de minhoca e esterco de aves. Em quantidades iguais desses itens, misture bem que terá um excelente substrato para suas plantas.
Você também pode optar em adquirir um substrato próprio para germinação de sementes ou mudas.
Deposite de duas ou três sementes por cada recipiente, isso porque nem todas brotam. Coloque um pouquinho de terra nas sementes que elas fiquem com 1 cm de profundidade mais ou menos.
É sempre recomendado que a profundidade das sementes devera ser três vezes o seu próprio tamanho; sendo assim, quanto maior a semente, mais fundo tem que ser plantada.
De acordo com a temperatura do ambiente faça rega diariamente ou em dias alternados, no entanto, é importante manter o solo úmido, sem encharcar.
A minha recomendação é usar um borrifador para regar, isso até que as mudas cresçam e tenham raízes para se sustentarem. O uso do regador pode afundar muito as sementes.
Com isso feito deixe a sementeira em um local iluminado, porém que não venha receber o sol direto.
Uma semana mais ou menos depois, caso as sementes não estejam estragadas, isso às vezes acontece, você verá os primeiros brotos. Mantenha diariamente o recipiente umedecido, utilizando o borrifador pela manhã ou final da tarde.
Quando as mudas atingirem uns 3 cm você precisará escolher aquela que melhor se desenvolveu e elimine as outras duas ou um, faça isso, só assim terá a planta mais forte.
O aconselho utilizar uma tesoura, uma vez que, se arrancar poderá danificar o broto que pretende deixar.
Entre 5 a 6 cm a planta já pode ser levada para o sol, entretanto, não a deixe receber chuva.
Neste ponto, a rega pode ser um pouco maior, com regador, mantenha o cuidado para não encharcar.
Quando Transplantar As Mudas De Tomate?
A fase do transplante definitivo para o local, seja vaso ou canteiro, ocorrerá quando a planta tiver 4 ou 6 folhas verdadeiras. Verdadeiras é modo para explicar que as duas folhinhas iniciais podem não chegar a vingar e também porque são iguais a centenas de outras plantas.
Tenha muito cuidado com as raízes para transplantar o tomate da sementeira para o local definitivo.
Com o auxílio de uma colher ou faca retire a muda inteira, conservando a terra da sementeira ao invés de sacudir para deixar apenas a raiz. Caso não vai mais usar a embalagem, a corte para facilitar a retirada.
A raiz do tomate é extremante sensível e com frequência as mudas ficam murchas após o transplante.
Todavia, o normal é que em uma semana, no máximo, elas se recuperem vigorosamente.
Do contrário, a planta secando significa que a raiz foi totalmente comprometida, ou seja, é uma perda total da planta. Por isso, tem que ser muito cuidadoso para replantar.
Com a planta definidamente plantada, agora sim, você irá regar com abundância, para ajudar as raízes a se aclimatarem com o novo ambiente.
DICA IMPORTANTE! Caso queira plantar diversas mudas, que eu acho que você quer, rsrsrs, uma distância boa entre elas seria de 50 a 60 cm mais ou menos. Porque os galhos crescem bastante e com toda certeza este espaço será ocupado.
Onde Plantar Tomates
Mais a cima eu mencionei o local ideal para fazer o controle o máximo do possível da quantidade de água recebida, que dizer que não receba muita chuva.
Entretanto, nem sempre que podemos ter um espaço assim, caso não tenha quer plantar o tomate num local desprotegido, precipitação de muita chuva, veja se o solo tenha uma boa capacidade de drenagem.
É como eu posso fazer isso? A minha recomendação é abrir uma cova entre 40 ou 50 cm de diâmetro e profundidade e a preencha com: esterco de aves, terra vegetal, húmus de minhoca.
Caso opte em usar a terra do seu próprio jardim, sendo uma terra mais pesada/argilosa, coloque de uma ou duas partes de areia e misture, não esqueça dos demais insumos.
Preparo Do Solo Para O Plantio Direito Do Tomateiro
Essas dicas são para você que desejar plantar tomate direito no solo.
O Melhor Adubo Para Tomate
Uma das partes mais importante no cultivo de tomates é o preparo do solo antes do plantio.
É necessário que você tire o capim, grama ou qualquer outra planta e também um pouco da terra, se a mesma for argilosa. Utilizando uma enxada, revolva o solo para que fique bem solto.
Feito isso, vamos preparar um bom substrato para o melhor desenvolvimento de nossos tomates.
Lembra que é preciso ter uma boa Terra Vegetal, sei que ainda lembra. Pois bem, vamos ver o que mais necessita.
Calcário Para O Tomate
Em breves palavras o calcário possui a finalidade de corrigir a acidez do solo, e também de fornecer cálcio e magnésio cooperando com a nutrição das plantas, ajuda na absorção dos nutrientes.
Atenção para aplicação do calcário: ele dever ser adicionado ao solo uns dois meses antes do plantio que é o tempo para começar a agir. Só haverá a reação com uma boa quantidade de água.
A quantidade varia bastante, particularmente indico que uma boa pá de calcário misturado na terra, algumas semanas após aplicação o solo já estará bem mais preparado para o plantio de sua cultura.
Forma correta é espalhar o calcário, e volver bem o solo. Posteriormente cobrir com folhas secas. Ao período de dois meses, mais ou menos, revolva todo solo e misture os demais itens, isso porque acidez do seu solo, certamente que estará corrigida, depois do calcário agir.
No entanto, se você tem tomateiros plantados em solo sem adicionar o calcário, simplesmente espalhe na superfície e regue. Melhor ainda é se dê para cavar um pouquinho ao redor e incorpore, porém, faça isso se não for machucar as raízes.
Você não se preocupe com o contato do calcário com raízes e caules, isso porque ele não irá queimar as plantas, como vez ou outra acontece no excesso de esterco, por exemplo.
Já com a terra revolvida, adicione:
Esterco de aves (ou de gado)
Encontrado em casas agropecuárias ou lojas de jardinagem, o esterco é um dos elementos muito importa para os tomates.
Poste que ele enriquece demais o solo, provendo nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas.
Optando por esterco de aves, use moderadamente. Já que é bem mais forte que o de gado. Uma quantidade segura equivale uma parte de esterco de aves para cada cinco ou seis de terra. Sendo o de gado pode dobrar a quantidade.
Misture bem ao solo e tenha o cuidado de cobrir com terra para evitar o cheiro e para não atrair animais de estimação ou moscas.
Avisando que o esterco tem que estar devidamente curtido, como os que estão disponíveis nas lojas do ramo.
Húmus De Minhoca
É sempre bem-vindo, o húmus, como uma vitamina. Sem dúvida que todas as plantas adoram! Este não tem problema se você exagerar na dosagem por não trazer nenhum prejuízo para as plantas.
Recomendo umas cinco colheres de sopa para plantas pequenas serão suficiente. Este que deverá ser aplicado na superfície ou misturado no momento do plantio.
Adquira o Manual Passo A Passo Como Ter Uma Horta Orgânica Em casa
Quer uma horta orgânica em casa e não saber por onde começar. Já prometeu assim mesmo que neste ano irá produzir alimento orgânico e desistiu por não saber os passos que deverá seguir. Já pensou que é impossível de ter uma horta em sua casa. Já...
Espera, deixa o já!
E comece agora mesmo. O primeiro passo e conhecer o Manual Passo A Passo Como Ter Uma Horta Orgânica Em Casa. E seguida adquira o manual.
ATENÇÃO: estamos com um valor PROMOCIONAL E RESTA POUCAS VAGAS.
Deixe nos comentários o que achou do conteúdo ou dúvidas deste ou de outros assuntos a respeito do cultivo de horta orgânica, que a sua dúvida pode ser respondida em novo post aqui em nosso blog Horta Orgânica BR.
Compartilhe este post com amigos(as) que amam a produzir alimentos totalmente orgânico.
Comentários
Postar um comentário