⟹ Ganhei uma orquídea como cuidar dela?

Ganhei uma orquídea como cuidar dela?



Os estudos compravam que as orquídeas são as plantas mais evoluídas do mundo e uma de suas principais características é de se adaptarem aos mais diversos habitats. 

Em todo o planeta terra, excerto nas extremidades do planeta e nas zonas mais elevadas aonde as temperaturas ao longo do ano são baixas, impossibilitando o desenvolvimento da planta que necessita de uma temperatura mínima de 10°c. 

A beleza das plantas e principalmente de suas flores maravilhosas despertam o interesse das pessoas em cultivar orquídeas e também de comprar elas como presente para alguém especial. 

Existem mais de 35 mil espécies de orquídeas nas quais são divididas em Epífitas, Rupícolas, Terrestres e menos comum as Aquáticas. 

Este número é ainda maior quando incluímos os híbridos, que são plantas criadas em laboratório que não existe na natureza, pode ultrapassar o número de 100 mil espécies. 

Aí você fica desesperado, “Ganhei Uma Orquídea Como Cuidar Dela”, calma, neste post terão as principais orientações para o cultivo de ORQUÍDEA. 

SUGESTÃO DE LEITURA:  → Como cuidar de orquídeas em vaso de barro?

Vale ressaltar que apesar do gênero de orquídea ser bem vasto, contundo poucas são consideradas de valor comercial, ou seja, ornamentais, para uso de decoração no ambiente doméstico. 

Identificação da planta 


Esta é sem dúvida a principal informação que você irá precisar para tomar os passos seguintes que irá facilitar e muito o que necessita para cuidar da orquídea. 

A pergunta central deste post “ganhei uma orquídea como cuidar?” irá ficar mais fácil com essa informação relevante. 


Como saber qual é a espécie de sua orquídea? 


Geralmente se a pessoa que lhe deu a planta de presente for oriunda de uma loja especializada em vendas de mudas de orquídeas esta informação estará disponível no pacote da compra. 

Caso não esteja, pergunte a quem presenteou o contato do vendedor. 

As orquídeas mais comercializadas são (nome popular): Cimbidio, Falenopsis, Catiléia, Híbridos, Chuva de Ouro, Olhe de Boneca, Sapatinho. 

Sendo que, os cimbidios e sapatinhos são plantas terrestres, ou seja, que vivem na terra, as suas raízes são usadas para obtenção de nutrientes, neste caso, precisa de terra para que cresça ou de composto orgânico em conjunto com pedriscos, casca de pinus, coxim, dentre outros. 

As demais citadas são epífitas, elas têm raízes que servem de sustentação e também possuem uma baixíssima capacidade de absorção de nutrientes e pode ser amarradas em árvores sem nenhum problema ou plantadas em vaso com substrato próprio para orquídea. 

Planto na terra ou no substrato? 


Estar vendo agora o porquê da importância de saber qual é a espécie de orquídea que você ganhou de presente. 

Vamos dizer que a sua orquídea é uma epífita, lembra que essa “categoria” são orquídeas que não gosta de terra. 

Mas, se não gosta de terra como cultivar a orquídea em vaso? 

As pessoas tendem a confundir substrato com terra, este é composto de vários materiais como já citados anteriormente. 

As orquídeas epífitas pode até demostrarem um crescimento em um curto período de tempo e no longo prazo irá sofrer as consequências, vindo a definhar devido que nas pontas das raízes ocorre o processo de fotossíntese que auxiliam na alimentação da planta.

A terra ou um composto fino irão entupir as raízes prejudicando o desenvolvimento como o todo até a planta morrer. 

Diferente das terrestres que possuem raízes grossas, nomeadas de tuberosas com a capacidade de absorção de nutrientes, para isso, é essencial que haja nutrientes misturados a terra ou então um condicionador de solo, a exemplo do cimbidium, casca de pinus e coxim, que fara com que aumenta a retenção e a umidade. 

Tenho que retirar a orquídea do vaso? 


Ganhei uma orquídea no vaso e como deve retirar para não prejudicar a planta? 

Muita calma nesta hora, muita calma mesmo. Não tire a sua orquídea do vaso que ganhou de presente. Para isso, ocorrer é necessário um período de tempo, por quê? 

O orquidário ou loja no qual a sua orquídea estava tinha todo um cuidado com a climatização do ambiente para a planta se desenvolver de maneira semelhante à natureza. 

Então, a orquídea terá que se acostumar com a temperatura e condições climáticas de sua região, é o mínimo de tempo é de 30 dias.

ATENÇÃO, durante este período observe o comportamento da planta atentar-se para a cor das folhas, pois, elas dizem muito de como a planta estar reagindo ao novo ambiente. 

Leia este artigo que produzimos sobre: 10 Erros Comuns Cometidos no Cultivo das Orquídeas

E se a orquídea estiver em fase de floração não é indicado que se faça o replantio, uma vez que, a mesma estar depositando todas as suas energias para a produção das hastes florais. 

Ao menos que seja extremamente necessário a troca do vaso por estar danificado ou por não ter condição da planta se desenvolver você pode fazer o replantio, neste caso, terá que fazer o corte das hastes florais. 

Para evitar proliferação de bactéria e fungos esterilize a tesoura ou faca no fogo por alguns segundos. Faça um corte vertical para que não haja meio de acumular água causando problema de doenças ou pragas na planta e também para ajudar na cicatrização use pó de canela, pode ser aquela que é usada como tempero na preparação das refeições. 

Tem que ser feito a troca do vaso no fim da floração isso porque as orquídeas possuem uma grande formação de raízes, assim os vasos não terão espaços favoráveis para acomodar o crescimento radicular das raízes. 

São bastante comuns que orquidários ou lojas decorem os vasos, esses materiais não fornecer nenhuma ajuda para o crescimento radicular pelo fato de estarem fora do vaso. A decoração de Biobric, Casca de Pinus, Esfagno, Pedriscos, etc. 

Como fazer para retirar a orquídea do vaso? 


Faça o seguinte: molhe bem a planta para que aconteça o desligamento das raízes das paredes do vaso, segure na base da planta bem próximo do substrato e vá puxando devagar para que as raízes soltem do vaso. 

Caso tenha uma leve dificuldade, pressione as laterais do vaso e, se o mesmo for de plástico, o corte com uma tesoura se não for mais reutilizar. 

O novo vaso tem que ser 2 a 3 vezes maior que o anterior, isso porque a planta precisa de espaço para continuar a se desenvolver e crescer. 

Para que o vaso tenha uma boa capacidade de drenagem coloque britas, cascalho, cacos de telha, etc. Posteriormente, preencha com substrato até aborda do vaso, e, coloque a planta no centro do vaso com um buraco feito a mão, preencha as laterais com o substrato e pressione com os dedos para que ela fique firme. 

No caso das plantas epífitas, tem que plantar na altura da borda do vaso, deixando espaço para o crescimento linear da orquídea. 

A sua pergunta como cuidar de orquídea que ganhei? Ficará bem mais fácil com essas dicas valiosas. Mesmo com todo esse passo a passo ainda você pode ter algumas dificuldades. 

A orquídea que ganhei estar morrendo 


Nos pontos comerciais geralmente as plantas terrestres são comercializadas em substratos (que são produtos leves, inertes, com o objetivo de substituir a terra por um curto período de tempo), contudo, tais materiais não terão capacidade de garantir o desenvolvimento saudável da planta por um prazo maior. 

Neste caso adubação nutricional feita via fertirrigação, em que consistem nutrientes diluídos na água, aplicação por meio de uma mangueira no substrato das plantas. Assim, a planta fica totalmente dependente da nutrição. 

Quando o ocorre a venda para as floricultura, provavelmente, esse tipo de adubação é interrompida, as orquídeas vendidas com flores bonitas e vistosas irá acabar por morrerem os botões ou não terão energia suficiente para abrir os botões totalmente. 

Com as orquídeas epífitas, a adubação é feita pelas folhas, dando assim um crescimento por um tempo sem haver nenhum prejuízo para o desenvolvimento da planta. 

Por isso que vocês ficam com esta dúvida ganhei uma orquídea e não sei como cuidar? São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. 

Para que a planta não fique definhado até morrer, devido ela estar dependente de nutrientes através da água, é extremamente necessário que você faça adubação foliar, realizado esse processo de 7 a 15 dias, para assim, garantir o crescimento e o desenvolvimento da orquídeas de forma saudável. 

Manual Passo a Passo Como Cuidar de Orquídea


Para você que ama cultivar orquídeas e quer aprender tudo sobre elas indico o Manual Passo a Passo Como Cuidar de Orquídea. Clique aqui para saber mais do produto. 




Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos que ganhou uma orquídea e não sabe como cuidar.

Deixe nos comentários o que achou do post e também sugestões de temáticas para futuras produções.

Comentários

Postagens mais visitadas